VISIBILIDADE EM TEMPO REAL DE ENTREGAS NOTURNAS

A empresa de distribuição de jornais e revistas AMP integrou com sucesso um sistema de Prova de Entrega (POD) e de Prova de Recolha (POC) baseado em duas soluções da Zetes: ZetesMedea e ZetesChronos.

  • Client:
    AMP
  • Industry:
    Armazenamento e Distribuição
  • Process:
    Proof of delivery / collection
  • Technology:
    Wireless

A empresa de distribuição de jornais e revistas AMP integrou com sucesso um sistema de Prova de Entrega (POD) e de Prova de Recolha (POC) baseado em duas soluções da Zetes: ZetesMedea e ZetesChronos.

A AMP faz parte do grupo francês Lagardère e é considerada líder de mercado na distribuição de jornais e revistas a agentes de venda de jornais na Bélgica. Para dispor de uma visualização geral precisa dos processos de distribuição, a AMP integrou com sucesso um sistema de Prova de Entrega (POD) e de Prova de Recolha (POC) com base em duas soluções da Zetes: a ZetesMedea que facilita a aceitação e o cross-docking de mercadorias nos centros de distribuição, ao passo que a ZetesChronos otimiza o processo de entrega e devolução através de POD e POC. Ambas as soluções contribuem para informar os clientes da AMP relativamente ao estado das entregas em tempo real. Para além disso, a transparência máxima melhora a precisão e a velocidade das entregas a curto prazo.

Os diferentes centros de distribuição da AMP estão geograficamente dispersos pelo país, uma escolha estratégica para assegurar a entrega mais eficiente de jornais e revistas aos pontos de venda (agentes de venda de jornais independentes e grandes cadeias como Carrefour, Delhaize, Total, etc.). Todas as semanas, 6 em cada 7 noites, 350 carrinhas são carregadas de revistas, jornais e encomendas (incluindo as da rede Kariboo!), partem de madrugada para entregar encomendas a milhares de lojas de venda a retalho na Bélgica. Os jornais e revistas por vender são devolvidos e processados nos centros de distribuição da AMP e noutros locais.

Visibilidade completa dos fluxos logísticos

Para garantir a total transparência da infraestrutura de logística, a AMP decidiu substituir as suas operações baseadas em papel por um sistema robusto de rastreabilidade de entregas.

A AMP optou por um sistema baseado nas 2 soluções da cadeia de abastecimento colaborativa da Zetes: A ZetesMedea aumenta a eficiência operacional dos centros de distribuição da AMP, ao passo que a ZetesChronos otimiza o processo de POD e de POC da AMP.

A solução da Zetes oferece uma cadeia de logística transparente entre os centros de distribuição da AMP e milhares de lojas de venda a retalho. O sistema SAP e as máquinas de embalagem (AERO e HS News) estão totalmente integrados. Para além disso, a AMP optou por PDAs equipados com uma câmara, GPS e GPRS.

Aceitação e cross-docking com base na digitalização de códigos de barras

O fluxo de aceitação e cross-docking na AMP consiste no seguinte: os jornais e revistas são organizados nos centros de distribuição por título em pilhas com diferentes códigos de barras. Através de um sistema de organização automatizado, as encomendas dos clientes são satisfeitas recolhendo jornais e/ou revistas dos diferentes tabuleiros. Os motoristas chegam aos centros de distribuição durante a noite e começam a carregar as pilhas prontas para entrega. Recebem uma lista com todas as paragens do itinerário. Ao mesmo tempo, as informações relativas aos itinerários e às paragens são enviadas para a aplicação ZetesChronos POD. Do mesmo modo, o fluxo de devolução é incluído à medida que os jornais e revistas por vender são devolvidos ao centro de distribuição, para serem processados e enviados de volta para as editoras.

Comprovativos de prova de entrega e de prova de recolha eficientes

Para além do fluxo de entrega aos agentes de venda de jornais, o centro de distribuição central também expede para outros centros de distribuição. Por exemplo, os jornais internacionais são encomendados em número limitado e armazenados no centro de distribuição principal. Cada centro de distribuição tem terminais que facilitam a aceitação de mercadorias.  Graças à aplicação, os expedidores podem rastrear diferentes mercadorias. 

As paragens dos motoristas são guardadas como coordenadas GPS nos PDAs, sendo verificadas pelo monitor do itinerário, que também monitoriza o fluxo das entregas noturnas por centro de distribuição. A cada minuto ou dois, o monitor do itinerário regista a localização do PDA, permitindo ao centro de distribuição intervir, se necessário, e oferecer uma visualização geral para determinar que motorista poderá incluir uma paragem adicional.

Em cada entrega, são tiradas fotografias utilizando o PDA, sendo possível comunicar eventuais incidentes (por exemplo no caso de uma entrega sem supervisão). Estes dados são imediatamente transmitidos ao sistema central.

No fim do turno, os motoristas regressam aos centros de distribuição onde as mercadorias (devoluções e mercadorias incompletas, por exemplo) são descarregadas e registadas.

Corresponder aos requisitos de comunicação (de terceiros)

Graças à Kariboo!, o serviço de encomendas do grupo, lançado no mercado belga em fevereiro de 2014, os clientes podem enviar ou receber encomendas feitas online para mais de 600 agentes de venda de jornais e lojas locais.

Naturalmente, a Kariboo! adere a rigorosos acordos de nível de serviço e zela para que os clientes finais e as empresas que recorrem aos serviços da Kariboo! saibam sempre onde está a encomenda e qual é o estado da entrega.  Tudo isto graças ao novo sistema de monitorização de entregas da Kariboo!.

Cooperação de sucesso

Rolf Vermeulen, Diretor de Operações da AMP declarou: "À semelhança de todos os projetos de TI, a Zetes e a AMP tiveram de se conhecer e aprender uma com a outra. Agora mantemos uma cooperação de sucesso. Apesar de o desenvolvimento do nosso sistema de monitorização e rastreio se destinar originalmente a apoiar a nossa política de diversificação, agora também é utilizado para processar as mercadorias por vender mais eficientemente e a um nível superior."

Sobre a AMP

A AMP foi fundada em 1885 enquanto distribuidora nacional de jornais e assumiu-se líder do mercado belga desde então. Atualmente, a AMP abastece até 5.300 pontos de venda na Bélgica. Distribui mais de 700.000 revistas e 550.000 jornais por dia, contando com mais de 325 títulos de revistas e 175 títulos de jornais. Para além da distribuição nacional de jornais e revistas, a AMP também abastece uma complexa rede de agentes de venda de jornais em vários países, onde distribui todos os títulos de jornais e revistas estrangeiros. A empresa faz parte do Lagardère, um grupo multinacional presente em mais de 20 países.