Duvel Moortgat alcança 100% de rastreabilidade em toda a linha de produção

A solução de rastreabilidade da Zetes ajuda a garantir o cumprimento da lei e a manter a qualidade dos produtos

Embora a receita original e o processo de maturação da cerveja Duvel original se mantenham inalterados há mais de 140 anos, a gama de produtos e o volume produzido pela empresa de fabrico de cerveja belga, Duvel Moortgat, cresceram significativamente. A empresa familiar produz agora cerca de 440 000 hectolitros de cerveja por ano. Para optimizar as suas actividades de logística e produção, nos últimos anos, a Duvel Moortgat investiu fortemente na automação da sua linha de produção. Graças à tecnologia desenvolvida e implementada pela Zetes, a empresa possui agora o controlo total sobre todos os movimentos internos de stock e expedições.

  • Client:
    Duvel
  • Industry:
    Alimentos e bebidas
  • Process:
    Warehouse processes
  • Technology:
    Barcoding
    Wireless

Total transparência, controlo absoluto

Ser capaz de rastrear o movimento e a localização de todos os elementos ao longo do processo de produção não só é essencial para manter a qualidade do produto, como também é exigido por lei. Porém, assegurar 100% de rastreabilidade na fábrica de cerveja coloca uma série de desafios. Uma vez que muita da movimentação de stock ocorre em espaços abertos, toda a infra-estrutura de leitura óptica teria de ser resistente ao mau tempo e aos choques, e a leitura teria de poder ser efectuada sob luz solar directa. Assim, a Zetes desenvolveu um sistema de etiquetagem e leitura óptica personalizado que satisfaz totalmente as necessidades do fabricante de cerveja. Os talões de carregamento que a empresa utilizava - complicados, exigentes em termos de mão-de-obra e sujeitos a erros - foram substituídos por leitores de códigos de barras e software avançado de monitorização e localização, para garantir a rastreabilidade eficiente e precisa de todo o stock. 

Minimizar os erros, maximizar a eficácia

Uma vez que todas as informações essenciais sobre produtos e entregas estão agora claramente contidas num único código de barras, as tarefas de carregamento podem ser geradas automaticamente com muito menos erros e muito mais eficácia.  A solução inclui:

  • Leitura automática da movimentação de cada palete através de leitores integrados;
  • Transmissão de informação sem fios para uma base de dados central;
  • Confirmação automática do condutor através de um ecrã integrado;
  • Terminais de leitura óptica flexíveis para paletes cheias e mistas;
  • Sistema de monitorização integrado para minimizar os erros;
  • Leitura óptica rápida e precisa em todas as condições meteorológicas.

Máximo valor acrescentado

Para maximizar o retorno do investimento e optimizar a implementação, a infra-estrutura da Zetes foi integrada com o software de rastreabilidade de que a Duvel Moortgat já dispunha, sem qualquer perda de dados. O hardware de leitura óptica automática também melhorou significativamente a produtividade nas áreas de fabrico de cerveja e de engarrafamento, ao eliminar a necessidade de os condutores saírem dos seus veículos para efectuar a leitura manual dos itens, aumentando assim a velocidade e a precisão de leitura, mesmo no exterior.