Cassis duplica produtividade graças à recolha por voz

O retalhista de vestuário Cassis gere com sucesso os picos sazonais e o dobro de lojas, graças à solução ZetesMedea Voice.

  • Client:
    Cassis
  • Industry:
    Retalho
  • Process:
    Order Picking
  • Technology:
    MCL™
    Voice

A Cassis é retalhista de vestuário belga com lojas na Bélgica, Luxemburgo, França e Países Baixos. Nos últimos dez anos, a marca aumentou o número de filiais na sua rede de lojas para mais do dobro. Para além de a marca expandir para lojas mais pequenas e novos conceitos de compras, a atividade de comércio eletrónico também registou um acréscimo. Isso introduziu novos desafios no já complexo processo de logística, em que parâmetros como "tamanho", "cor", "dobrado", "pendurado", "peça" e "volume" regem o processo. Para acompanhar o número crescente de encomendas e a cada vez maior diversidade de encomendas, a Cassis otimizou os seus processos no centro de distribuição integrando a solução ZetesMedea Voice. Graças à solução de voz, o processo de recolha e cross-docking, bem como o abastecimento, realizam-se muito mais rapidamente e com menos erros. O mesmo armazém abastece agora mais do dobro das lojas, com até 20.000 peças de vestuário recolhidas diariamente. Com um custo de propriedade total inferior, a empresa está preparada para a expansão com a nova plataforma.

Expansão logística a par do sucesso

A rede de lojas da Cassis é atualmente composta por 130 filiais, das quais 100 são na Bélgica. Nos Países Baixos, a Cassis trabalha com base no conceito "shop-in-shop" nas lojas Vroom&Dreesman. Todas as lojas são abastecidas por um centro de distribuição central em Woutersbrakel (Bélgica). Nos últimos dez anos, a Cassis multiplicou a sua rede de lojas de 60 para 130. Este crescimento, em conjunto com a maior atividade do comércio eletrónico, coloca  uma maior pressão sobre o centro de logística.

Processo de logística complexo

Como é frequente verificar-se no setor do vestuário, a recolha de encomendas na Cassis é um processo complexo. As peças de vestuário de entrada e saída são determinadas pelas características dos produtos, tais como "tamanho", "cor", "dobrado", "pendurado", "peça" e "volume", sendo que os artigos "dobrados" e "pendurados" são processados de forma diferente.

Devido à expansão da cadeia de lojas, o número de destinos aumentou e consequentemente o número de encomendas também. A complexidade das encomendas também se intensificou: lojas grandes, lojas pequenas, "shop-in-shop" e comércio eletrónico apresentam tipos de encomendas diferentes, variando de tamanho e constituição (mais ou menos peças ou volume), o que tem impacto sobre os procedimentos. Monique Courant, Gestora de TI e Logística da Cassis descreve o desafio: "O resultado é uma matriz logística complexa que exige um esforço substancial para acompanhar corretamente todas as encomendas e manter os níveis de stock. O sistema original simplesmente já não era suficiente."

Hoje, a mesma equipa de 11 funcionários gere mais de 20.000 peças de vestuário para 130 lojas. 
Monique Courant, IT & Logistics Manager, Cassis

Da digitalização RF à recolha por voz

Originalmente, as encomendas da Cassis eram recolhidas utilizando terminais móveis. Monique Courant explica: "A leitura de códigos de barras e a comunicação para os terminais portáteis permitiram-nos processar as encomendas atempadamente. Para um número limitado de lojas (maiores), todas com o mesmo tipo de encomendas, estas seriam simplesmente processadas uma após a outra. Devido à expansão do número de lojas, a tecnologia anterior já não era capaz de processar as encomendas com a rapidez pretendida. Precisávamos de um novo modelo e de uma tecnologia diferente para aumentar a rentabilidade."

Quando Monique Courant viu a solução ZetesMedea Voice em ação num cliente da mesma indústria, decidiu-se imediatamente. A ZetesMedea é a solução de logística da Zetes destinada a gerir eficientemente todos os processos no armazém. O objetivo consiste em organizar os processos de forma rápida e flexível, no sentido de reduzir os erros e os custos. A ZetesMedea Voice centra-se na utilização da tecnologia de reconhecimento de voz e utiliza-se para a recolha de encomendas em armazéns, entre outros. Utilizando a plataforma MCL Voice, a solução ZetesMedea Voice oferece ao utilizador da "próxima geração" uma abordagem independente do reconhecimento de voz. 

Processos otimizados utilizando a voz

A Cassis aplicou a solução em diferentes fases do processo de logística. No início da estação, a nova coleção chega ao centro de distribuição em Woutersbrakel. A maior parte do vestuário tem que se distribuir logo que possível para que todas as lojas possam criar o seu stock local para a estação. Isso realiza-se através de cross-docking. As restantes peças são armazenadas no centro de distribuição (colocadas) e ao longo da estação são distribuídas pelas lojas com base nas vendas e na disponibilidade na loja (recolha de encomendas).

O processo de entrada e saída das peças de vestuário é organizado com base em 4 características importantes: "dobradas" ou "penduradas" e "pré-embaladas" (tipo de embalagem em volume que consiste em diferentes tamanhos de 1 artigo) ou "peça" (1 artigo, 1 tamanho). Cada peça exige diferentes processos de logística. Desde a implementação da solução ZetesMedea Voice, os operadores encarregados destes processos são orientados pelo sistema de voz. Equipados com terminais de voz Motorola/Zebra WT4190, ligados a um ringscanner e auscultadores, o sistema direciona-os para o produto adequado e indica-lhes a quantidade necessária. O operador depois confirma utilizando um comando de voz e/ou digitalizando o produto. 

Sistema de voz eficiente

Produtividade

Graças à solução ZetesMedea Voice, os processos são realizados com maior rapidez. "No passado, todas as lojas tinham de ser processadas individualmente utilizando a digitalização antes de o operador poder passar a uma segunda encomenda. O novo sistema de voz proporciona poupanças de tempo significativas. Os operadores agora trabalham com as mãos e vista livres, o que lhes permite, por exemplo, realizar recolhas em vários clientes a um ritmo muito mais rápido. O sistema também otimiza as rondas, aumentando ainda mais a eficiência. Consequentemente, agora podemos processar muito mais lojas: hoje, a mesma equipa de 11 funcionários gere mais de 20.000 peças de vestuário para 130 lojas. 

Redução do número de erros

A flexibilidade do sistema permitiu-nos adaptar os processos às nossas necessidades, incluindo a utilização de comandos específicos. Do mesmo modo, a abordagem "multimodal", de que faz parte a solução de voz, pode ser utilizada em conjunto com a digitalização e a impressão. A margem de erro foi significativamente reduzida", descreve Monique Courant a sua experiência com a solução ZetesMedea Voice.

Implementação mais rápida para funcionários temporários

Por último, a Cassis também beneficia da abordagem isenta de formação e independente de orador que a solução ZetesMedea Voice tem para oferecer. Utilizando a plataforma MCL Voice, a solução oferece uma abordagem de "próxima geração" ao reconhecimento de voz. Os operadores já não têm de registar o respetivo perfil de voz antes de começarem a trabalhar. Este processo pode demorar facilmente meia hora. Ao contrário do sistema de voz "formado" ou dependente de orador, os operadores apenas têm de iniciar sessão, registar aproximadamente cinco palavras-chave e podem começar a trabalhar imediatamente. "Faz toda a diferença acabar com as perdas de tempo valioso em formação e ter de investir em configurações. A solução ZetesMedea Voice permite-me contratar facilmente funcionários temporários, o que para um negócio sazonal é muito importante", declarou Monique Courant.

Devido à expansão para 130 lojas, foi necessária uma abordagem diferente à recolha de encomendas no centro de distribuição. Com a solução ZetesMedea Voice, o retalhista de vestuário optou por uma plataforma sustentável que não só gere com sucesso o atual volume de encomendas como também qualquer aumento de encomendas no futuro. "A solução ZetesMedea Voice também nos permite expandir do ponto de vista da logística. Foi essencial para nós corresponder a este desafio sem esforço. Estamos prontos para a expansão no futuro."